Veículos 4x4

A Mão Inglesa

O lado direto fica para o passageiro e suas tralhas.
O lado direto fica para o passageiro e suas tralhas.

A África do Sul, Botswana e Namíbia utilizam a mão inglesa, o motorista da vez precisa sentar do lado direito e a primeira impressão é sempre de estranheza. Tudo fica ao contrário, as alavancas de seta, faróis e também a alavanca do câmbio que precisa ser manuseada com a mão esquerda. Além de tudo isto o trânsito parece acontecer na contra-mão a viagem toda!

Apesar de dirigir a picape já há alguns anos também estranho quando começo uma nova viagem. Depois de alguns quilometros os sentidos se ajustam de novo e não há problema, mas sempre acontecem coisas engraçadas com os participantes e todos se divertem.
Quem tem carro automático precisa reaprender a usar embreagem e trocar marcha, só que com a mão esquerda. Quando sentamos no banco do motorista invariavelmente levamos a mão direita para a alavanca de marchas, mas ela encontra a porta ou o vidro fechado da janela. Damos uma pancada com a mão e é claro que quem viu se diverte.
Se precisar dar um sinal de luz, a mão acostumada com a chave no lado direito aciona o esguicho de água do limpador de para-brisa e se precisar mesmo limpar o vidro a alavanca que é acionada toca a buzina.

Namibia2012_Etosha_TAH
Picape Hilux com mão inglesa.

Este é o lado divertido para todo o grupo, mas há algo super importante que não pode ser menosprezado, senso de posicionamento da picape na estrada. É necessário aprender a posição do veículo em relação à via, pois colocado muito para a esquerda levará os pneus para buracos, pedras e o barranco. Dependendo do que se encontra pela frente pode causar danos nos pneus. Se houver excesso de zelo e levar muito a picape para a direita ficará no centro da via e muito próximo dos outros carros que vem em sentido contrário.

Até hoje nunca tivemos qualquer problema, os motoristas se acostumam com as novidades e o safari acontece normalmente.
Mas, ainda fica estranho para nós quando vemos um carro parado no semáforo com apenas o motorista, alguém sempre acaba perguntando; cadê o motorista? Aquele carro só tem o passageiro!
Bem, vamos em frente.

#africa #africa4x4 #safari #safari4x4 #aventura4x4 #aventurasegura #família #expedição #namibia #palmwag #kalahari #selfdrive #offroad #deserto #savana #sussusvlei #dunas #duna45

Deixe um comentário