Seguem algumas dicas sobre radiocomunicação, extremamente úteis em viagens em comboio ou mesmo em deslocamentos solitários, quando manter contato com uma estação remota garante a segurança em casos de emergência. Existem várias formas de fazer uso de radio comunicação, veja as mais utilizadas.
Serviço de Rádio Cidadão
É a modalidade de operação mais popular, onde qualquer pessoa pode requisitar uma licença junto ao escritório da Anatel mais próximo de sua cidade. Podendo ser operado livremente tanto com equipamentos instalados em casa, ou no trabalho, bem como em veículos, o Serviço de Rádio Cidadão, conhecido também por Faixa do Cidadão, CB ou PX, é o preferido pelo público pela facilidade de instalação e obtenção de licença de operação.


Radioamadorismo
Este serviço de comunicação é o mais completo a disposição do cidadão comum. Para se obter licença de operação, com a Anatel, o candidato a radioamador precisa fazer um curso preparatório de ética de operação, aprender o Código Fonético e o temível mas inofensivo Código Q. Para algumas classes de operação são exigidos conhecimentos de eletrônica e Código Morse.



Códigos
Código Fonético
Para otimizar as comunicações radiofônicas, usamos códigos que facilitam a troca de mensagens entre dois ou mais operadores. Veja abaixo o código fonético. É interessante aprendê-lo e praticá-lo sempre que puder, pois facilita o envio de nomes e dados técnicos via rádio. Também é útil no dia a dia em conversações telefônicas:
A = ALFA
B = BRAVO
C = CHARLIE
D = DELTA
E = ECO
F = FOX
G = GOLF
H = HOTEL
I = INDIA
J = JULIET
K = KILO
L = LIMA
M = MIKE
N = NOVEMBER
O = OSCAR
P = PAPA
Q = QUEBEC
R = ROMEU
S = SIERRA
T = TANGO
U = UNIFORM
V = VITOR
W = WISKIE
X = X-RAY
Y = YANKEE
Z = ZULU
Código Q
O código Q usado em sua totalidade é quase impossível de decorar. A lista completa só é usada pelos exércitos, aeronáuticas e marinhas do mundo a fora. Para o dia a dia de empresas, radioamadores e operadores de rádios PX, o código pode ser resumido em uma lista menor, veja:
QAP = Permaneço na frequência determinada
QRA = Qual é o nome do operador
QRG =Qual é a frequência/canal de operação
QRM = Sua transmissão está com interferência de outras estações
QRN = Sua transmissão está com interferência por efeitos atmosféricos (estática)
QRO = Aumente a potência do transmissor (p/radioamadorismo)
QRP = Diminua a potência do transmissor (idem)
QRT = Encerramento da transmissão
QRV = Estou a disposição
QSA = Qual é meu nível de sinal?
QSB = Sua transmissão está com desvanecimento de sinal (fading)
QSJ = Dinheiro
QSL = Mensagem entendida
QSY = Mudar para frequência/canal
QTC = Tenho uma mensagem para você
QTH = Qual é a localização exata?
QTI = Qual é a localização aproximada?
QTR = Qual é o horário?