Curiosidades, Expedições

O Milodon

Milodon_005
A Cueva del Milodon ( Remi Jouan)

Ao viajar pela Patagônia chilena passamos pela cidadezinha de Puerto Natales e de lá seguimos viagem em direção a um dos icônicos parques nacionais chilenos, o Parque Nacional Torres del Paine. Entretanto, no caminho temos que fazer uma parada obrigatória, cerca de 25 km adiante, para conhecer o lugar de uma descoberta incrível que aconteceu em 1895.

Em uma de suas caminhadas exploratórias o alemão Hermann Eberhar adentrou em um complexo de cavernas no Cerro Benitez e lá nos fundos da maior delas encontrou o esconderijo de tribos ancestrais e também restos de um animal estranho à época; enorme e quase parecido com um urso.

Milodon_estatua
El Milodon

O problema é que naquelas paragens não havia ursos e ainda hoje eles não habitam a Patagônia ou a cordilheira ali tão próxima. Cerca de um ano depois outro explorador, Otto Nordenskjöld, identificou o animal e o batizou com o pomposo nome científico de Milodon darwini. Uma espécie herbívora semelhante ao bicho preguiça, só que com quatro metros de altura. Hoje uma réplica em tamanho natural dá as boas vindas aos visitantes.

A linda caverna, que ganhou o nome de Cueva del Milodon, tem uma abertura impressionante de 30 metros de altura e comprimento de 200 metros.

Milodon_004

Ela é a abertura principal de uma série de cavidades naturais que podem ser visitadas pelos aventureiros modernos. O local é administrado pelo departamento de turismo do Chile e é ponto obrigatório de visitantes que vão e que procedem da região das Torres del Paine.O local é completamente sinalizado e o passeio vale cada metro, onde a vegetação patagônica abre brechas deixando ver ao longe a beleza das montanhas cobertas de neve mais adiante. Milodon_003

É, o Milodon sabia viver bem e escolheu um lindo lugar para morrer! Os especialistas modernos datam o Milodon como extinto no Pleistoceno, entre 10.000 e 13.000 atrás.
O quê poucos sabem é que há fortes indícios de que no século XIV exploradores chineses visitaram, e mapearam, toda aquela região. Existem gravuras daquele período mostrando o enorme Milodon vivo, sendo levado em navios para exposição na China. Há muito o que ser descoberto, e redescoberto, sobre a Patagônia.

Quer conhecer a região? A África 4×4 Expedições tem roteiro para a Terra do Fogo e Patagônia, visite o Slate da Expedição e confira os detalhes.
Quer mais um incentivo? Bom, então dá uma olhada neste Vídeo Fantástico realizado pelo Conaf do Chile.
Mais informações nos fones 041-3085-7467, 041 99349277 ou pelo e-mail viagens@africa4x4.com.br
Confira o Site da África 4×4 Expedições

#argentina #africa4x4 #chile #patagonia4x4 #aventura4x4 #aventurasegura #família #expedição #terradofogo #cordilheira #patagonia #selfdrive #offroad #deserto #torresdelpaine #milodon #glaciares #elcalafate #ushuaia

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s